FESTIVAL DE CINEMA DA BIENAL INTERNACIONAL EXIBIRÁ FILMES EM TERRA ROXA
TERRA ROXA -14/10/2016

A Itinerância do FICBIC 2016 passará por 13 municípios lindeiros ao lago de Itaipu apresentando curtas inéditos ao público jovem.

A edição 2016 do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC) já tem data marcada: será entre os dias 20 e 28 de outubro. O evento está em sua quarta edição anual, mas já é realizado há mais de vinte anos dentro da programação da Bienal de Curitiba.

Neste ano, a programação trará longas-metragens, curtas-metragens e documentários nacionais e estrangeiros, mostrando ao público curitibano as mais diferentes formas de tratar a linguagem cinematográfica. Ocupando diferentes espaços culturais de Curitiba, o Festival estará presente nas telas do Espaço Itaú de Cinema, Cine Guarani, Cinemateca de Curitiba e SESC Paço da Liberdade.

Entre os destaques, estão as mostras Panorama Mundial (com filmes premiados internacionalmente e inéditos na cidade), Panorama Brasileiro (com o que há de melhor na produção nacional contemporânea) e a Retrospectiva Hector Babenco, com cinco dos principais filmes do diretor morto este ano – os cinco serão exibidos em 35mm.

A programação também inclui os circuitos de Cinema Francês (este também com filmes em 35mm), Alemão, Japonês e Paraguaio, além da seleção Universo Z (para o público infanto-juvenil) e da Mostra Universitária, que apresenta um belo recorte da produção dos jovens cineastas da atualidade.

A ITINERÂNCIA DO FICBIC

Todos os anos o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba ( FICBIC) promove, como ação de contrapartida, a sua Itinerância, e leva o cinema para municípios do interior do Estado do Paraná. Neste ano, com curadoria de Aristeu Araújo, a Itinerância do Festival traz uma seleção de cinco curtas-metragens para o público infantil e infantojuvenil para 13 municípios do Estado.
Os curtas-metragens que serão exibidos estimulam a imaginação e que representam a rica e diversificada produção nacional contemporânea. são três nacionais e dois paraguaios. Na seleção estão os nacionais: Menino da Gamboa, dirigido por Pedro Perazzo e Rodrigo Luna; Uótizap, do diretor Marcelo Branco; e O Melhor Som do Mundo, de Pedro Paulo de Andrade. Já os curtas paraguaios são Vida Reciclada, de Daniela Candia e Asteroid Attack, com direção e Roteiro de José Pedersen.

Em Terra Roxa, o FICBIC estará presente no dia 20 de outubro, quinta-feira, com a exibição de duas sessões de filmes: a primeira às 10h na Escola Municipal Castro Alves e a segunda sessão às 14h na Casa da Cultura Ademir Antonelli.

O Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba 2016 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba com apoio do Ministério da Cultura Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná. Conta com patrocínio da Petrobras, BNDS e Itaipu Binacional por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o curador da Itinerância do FICBIC
Aristeu Araújo é cineasta e jornalista. É graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2008) e em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2002). Tem, ainda, pós-graduação pelo SENAC PR em Artes Visuais.

Trabalha como diretor, roteirista e montador de vídeos e filmes. Atualmente se dedica à pré-produção do seu mais recente curta-metragem, o Quando as Coisas se Desmancham. O seu filme Por que Corro?, foi premiado como Melhor Filme em Tomada Única e Melhor Montagem no 7º Festival Internacional de Cinema de Super 8 de Curitiba. E seu filme Com Todo Amor de que Disponho foi exibido em diversos festivais no Brasil e no exterior, recebendo Menção Honrosa no Tlanchana Fest (Cidade do México). Na sua filmografia ainda constam os curtas Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul (2010), Estela (2009), Ruivos (2004), entre outros.

Serviço
Itinerância do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba 2016 em Terra Roxa

Data: 20/10 – quinta-feira
Horário e Local:
primeira sessão às 10h - Escola Municipal Castro Alves
segunda sessão às 14h - Casa da Cultura Ademir Antonelli

Classificação indicativa: 10 anos de idade

EVENTO GRATUITO

Patrocínio: Petrobras, BNDS e Itaipu Binacional
Co-patrocínio: Fecomércio-PR, Sesc, Master Brasil e M2 Sys
Realização: Ministério da Cultura e Secretaria de Estado do Paraná/Governo do Paraná.