AÇÃO NO SEMÁFORO CHAMA ATENÇÃO PARA IST NO CARNAVAL
TERRA ROXA -27/02/2017
 
 

A Secretaria de Saúde promoveu na tarde de sexta-feira (24) uma ação de conscientização de carnaval sobre as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no centro de Terra Roxa.

Os motoristas que passavam pelo local se depararam com faixas alertando sobre a importância da prevenção durante as relações sexuais, além de receber panfletos educativos e preservativos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2016 foram registrados 16 casos de sífilis e 6 casos de hepatites virais em Terra Roxa, entre outras infecções sexualmente transmissíveis. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que nos dois primeiros meses de 2017, pelo menos quatro pessoas já foram infectadas.

A secretaria orienta à população para o uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, HIV/aids e hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por um IST.

A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, redução de danos, entre outros.

 

 
 
FONTE: Assessoria de Imprensa / pmtr
 
 
LINK